Close

Como segurar Veículos em garagem

Sabia que, mesmo que tenha a cobertura de Incêndio no seu seguro automóvel, esta não funciona no caso de a sua viatura estar no lugar de garagem ou garagem da sua habitação?

Como é que pode dar a volta a esta situação?

Subscrevendo a cobertura Veículos em Garagem no seguro multirisco habitação.

Para subscrever esta cobertura necessita de segurar o recheio da habitação.

Que veículos estão abrangidos nesta cobertura?

Automóveis e reboques, motas, embarcações, atrelados da propriedade da pessoa segura ou seu agregado familiar.

Como garantir a sua cobertura?

Informe a seguradora de que tem garagem e que nela guarda o automóvel. Envie o livrete para a seguradora e a relação dos extras do automóvel que não sejam de origem. Quanto ao valor, veja a seguir.

Que valor segurar?

O valor de mercado do automóvel à data da subscrição do seguro e os seus extras. O mesmo raciocínio se aplica a outros veículos seguráveis conforme mencionado acima.

Que coberturas estão abrangidas?

As que se aplicam ao recheio da habitação.

E em caso de sinistro?

A seguradora irá pedir cópia da apólice de seguro obrigatória (seguro automóvel, seguro embarcação de recreio), pelo que não se esqueça de ter o seguro em dia.

O valor a indemnizar será o valor da viatura ou embarcação à data do sinistro e é aplicada uma franquia sobre o prejuízo indemnizável.

Comente e acompanhe o nosso blog no Facebook.

Cordiais Saudações

Pedro Monteiro

8 thoughts on “Como segurar Veículos em garagem

  1. Boa tarde. Em caso de curto circuito num automóvel numa fração autónoma de parqueamento, cujo incêndio danifique as viaturas vizinhas, as partes privativas e comuns, qual o seguro que será responsável? O seguro do automóvel que entrou em curto circuito ou o seguro daquela fração autónoma de parqueamento? Cumprimentos.

      1. Caro Pedro Monteiro. Obrigado pela sua resposta. Posso pedir-lhe o especial favor de fundamentar a sua resposta, de forma a sustentar a minha ideia?

  2. Boa tarde Pedro,

    Resido num condomínio em propriedade horizontal com garagem, em que nesta existe as partes comuns e as partes individuais para estacionamento de veículos.
    Tenho 2 veículos automóveis no meu espaço de garagem individual (carro e mota) dos quais ambos tem seguro, no entanto encontra-se em discussão no condomínio se, em caso de sinistro, a seguradora pode se recusar a indemnizar devido a no mesmo espaço se encontrar estacionado 2 veículos, quando o espaço supostamente seria apenas para 1 veiculo.

    O Código Civil nada diz referente a esta situação nomeadamente no Artº 1422. A lei impõe que o uso da garagem não implique prejuízo à segurança dos demais condóminos. O uso da moto na garagem deve obedecer a essa condição, ou seja, se o uso não interferir na utilização das vagas contíguas e não atrapalhar as áreas de acesso e circulação do prédio, não há problema em colocar dois veículos. Pelo que eu vi, parece ser esse o sentido da jurisprudência sobre o tema.

    Assim, questiono:

    Em caso de sinistro a companhia de seguros do edifício (Edifícios em propriedade horizontal)pode se recusar a indemnizar o condómino que tenha mais que 1 veiculo no mesmo espaço de garagem?

    Pode esta também se recusar a indemnizar os restantes condóminos por um deles ter 2 veículos no seu espaço individual?

    É possível darem esta informação, ou encaminharem a quem possa a prestar?

    Sem mais, com os mais respeitosos cumprimentos,

    Fernando Jorge

  3. Boas Pedro,
    Em caso de incêndio numa garagem de um prédio privado (lugares de estacionamento) se existirem bens acondicionados, nesses lugares, o seguro cobre?

  4. Boa tarde Pedro

    Quero aproveitar para felicita-lo pela iniciativa de criar este blog e de tornar o mundo dos seguros mais transparente.

    Obrigado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.