Close

Seguradoras não podem nomear mediador sem consentimento do Tomador da Apolice

A ASF (Autoridade de Supervisão de Fundos e Pensões) publicou um entendimento, informando que as seguradoras não podem nomear mediador sem consentimento do Tomador da apólice.

Ou seja, terá que haver consentimento da parte do Tomador quanto à nomeação de mediador de seguros.

Segue entendimento (em itálico) da ASF sobre o tema:

De acordo com o disposto no n.º 1 do artigo 45.º do regime jurídico da mediação de seguros (RJMS), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 144/2006, de 31 de julho, em caso de cessação dos contratos de mediação de seguros celebrados nos termos do artigo 15.º e da alínea a) do n.º 1 do artigo 17.º do mesmo diploma, os contratos de seguro passam a diretos.”

Os referidos artigos referem-se às condições de acesso à actividade de mediação de seguros.

“Nessa situação, o tomador do seguro tem o direito de escolher livremente o mediador de seguros para os seus contratos, nos termos dos n.os 1 e 3 do artigo 40.º do RJMS, não sendo admissível à empresa de seguros, para contratos que se encontrem diretos, a atribuição de um mediador de forma unilateral.”

Um contrato de seguro é directo quando não existe mediador associado.

“Assim, não poderão ser delegadas competências de assistência, enquadráveis na alínea c) do artigo 5.º do RJMS, pela empresa de seguros a outro mediador de seguro relativamente àqueles contratos, sem que tenha existido um pedido expresso do tomador do seguro nesse sentido.”

Concluindo, o tomador de seguro pode nomear um mediador para a sua apólice de seguro num prazo mínimo de 30 dias antes da renovação das apólices quando não há mediador na apólice.

Havendo mediador na apólice, o prazo é alargado para 60 dias, de acordo com o número 4 do artigo 40 do RJMS.

As Seguradoras não podem nomear mediador sem consentimento do Tomador.

Acompanhe-nos no Facebook

Cordiais Saudações

Pedro Monteiro

Comentários:

 Agradeço que não coloque questões relativas a:

- apuramento de responsabilidade de sinistros automóveis
- parecer sobre sinistros de acidentes de trabalho e de qualquer 
outro ramo porque seria necessário ter acesso a todo o processo de sinistro
para que a resposta fosse a correcta - qualquer questão que não envolva seguros As mesmas não serão respondidas. Agradeço, desde já, a compreensão

2 thoughts on “Seguradoras não podem nomear mediador sem consentimento do Tomador da Apolice

  1. Bom dia Pedro gostava que me.pudesse ajudar numa questão … Ontem tive um acidente ao qual eu fui culpado … Tratei de toda a documentação a polícia visto que bati na traseira do carro da frente … Visto que na quinta feira fui mandado parar pela polícia viu me os documentos e que tava tudo em.ordem desde seguro e isso … Mas mais tarde ligo para a seguradora e diz me que tou sem seguro porque tentaram fazer o débito directo e não foi permito pelo banco …

    O que posso fazer agora … Visto que tou sem seguro ????

    1. Boa tarde Alfredo

      A seguradora pode declinar assumir o sinistro por falta de pagamento do seguro. Vai depender da boa vontade da mesma. Exponha à seguradora o motivo de não ter saldo suficiente na conta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *