Cuidados a ter quando se analisa uma proposta de seguros

Na minha profissão já vi muitas decisões tomadas apenas e unicamente em relação ao preço.

Já ouvi: “Tenho 100 euros mais barato para o meu carro

Eu pergunto: “As coberturas são as mesmas?

Responde o cliente: “Vi por alto, é mais ou menos. Tem Responsabilidade Civil, Assistência em Viagem, Vidros, tudo …

Depois constata-se que:

1º – O cliente não tem as coberturas da concorrência discriminadas e explicadas. Só o preço e o valor seguro da viatura e menção “Responsabilidade Civil, Assistência em Viagem, Ocupantes, Vidros, Protecção Jurídica e Danos Próprios”. Fica por discriminar os Danos Próprios…

2º – Verifica-se que o valor da viatura é mais baixo que o valor de mercado da viatura

3º – Não tem valor de substituição em novo (veja num artigo anterior o que significa; acredite que é essencial para uma viatura nova em folha para proteger o seu investimento)

4º – Franquia 2% ou fixa

5º – Não tem viatura de substituição em caso de avaria e/ou acidente

Cliente: “Ahah! Pois pois… :(“

Caro leitor ou cara leitora, para evitar isto faça simplesmente o seguinte:

Peça todas as propostas por escrito com a discriminação completa dos capitais e coberturas, franquias e limites de indemnização. Caso necessário, solicite esclarecimentos sobre determinadas coberturas e como funcionam.

Eu faço isto na minha actividade e os meus clientes sabem o que adquirem.

“Quando a esmola é grande, o pobre desconfia”. Conhece esse provérbio? Nos seguros é a mesma coisa. Se a diferença de preço é muito grande, das duas uma: ou andou a ser “levado” estes anos todos ou então as coberturas e franquias não são comparáveis (mais provável).

Os seguros são um assunto demasiado sério para serem tratados com ligeireza. Tome decisões após uma análise pormenorizada. Peça ajuda ao seu mediador para o ajudar na decisão. Ele ou ela são seus conselheiros. Você quando vai ao médico ou ao advogado segue os conselhos deles, certo? Faça o mesmo com o seu mediador. Se o mediador for daqueles que apresenta propostas sem discriminar as coberturas ou não lhe dá o apoio que você merece, troque de mediador. Só tem a ganhar!

Comente e acompanhe o nosso blog no Facebook.

Cordiais saudações

Pedro Monteiro

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML Tags e atributos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>