O que (quase) ninguém sabe sobre Assistência em Viagem

Uma das coberturas mais importantes que o seguro automóvel tem é a Assistência em Viagem.

A quem é dada essa assistência? A pessoas e ao veículo.

Assistência ao veículo consiste, entre outras, em rebocar o mesmo para a oficina à sua escolha, podendo solicitar viatura de substituição após a empresa de assistência em viagem ter recebido a folha de obra da oficina. Aqui há que distinguir dois períodos:

Período de imobilização – período que medeia entre a paragem efectiva do veículo e o diagnóstico da avaria enviado para a empresa de assistência em viagem.

Período de reparação – decorre entre a data de inicio de reparação e sua entrega ao proprietário.

Para obter uma viatura de substituição em caso de avaria durante o período de imobilização, terá que ter contratado a cobertura de Veículo de substituição em caso de Avaria/Acidente/Roubo que normalmente é contratada quando se faz o seguro de Danos Próprios da viatura.

Para obter uma viatura de substituição em caso de avaria durante o período de reparação, terá que ter contratado a cobertura de Veículo de substituição em caso de Avaria no âmbito da Assistência em Viagem. Ao contratar o seguro automóvel pergunte se tem direito a viatura de substituição na cobertura de Assistência em Viagem.

Quero deixar-lhe um alerta e isto vale para as seguradoras e empresas de assistência em viagem:a viatura de substituição em caso de avaria só é dada caso tenha sido accionado o reboque. Se conseguiu deixar o carro numa oficina, terá que solicitar que o reboquem dessa oficina e ir para outra (a sua preferencial) de modo a ter direito à viatura de substituição. Ridículo, é verdade! É uma imposição das empresas de Assistência e as seguradora andam em conversações para evitar este tipo de situações. A seguradora não é culpada, mas sim as empresas de assistência que são parceiras e independentes das seguradoras.

Veja as condições gerais do seu seguro automóvel na parte da Assistência ao seu veículo para conhecer melhor os seus direitos. Há mais regalias comuns em quase todas as seguradoras (excepto nas seguradoras telefónicas)

Assistência às pessoas

Sabia que pode estar de férias em Cuba e accionar esta cobertura do seu seguro automóvel?

Sabia que, mesmo viajando de comboio ou avião, o seguro também pode ser accionado?

Esta cobertura pode ser accionada ligando o nº da Assistência em viagem no estrangeiro que se encontra na sua carta verde ou então num cartão dado pela seguradora. É primordial fazer isto antes de fazer o que quer que seja, assumindo que não esteja numa situação de incapacidade física e sozinho.

Exemplo de coberturas que podem ser accionadas 24 horas/dia em todo o Mundo:

– Despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de Hospitalização em caso de doença súbita ou acidente até o repatriamento ser clinicamente possível – só fora de Portugal

– Bilhete ida e volta para Familiar e respectiva estadia e eventual prolongamento de estadia – aplicável no estrangeiro

– Adiantamento de fundos no estrangeiro

– Regresso antecipado da Pessoa Segura por motivo de falecimento ou doença de um familiar.

Há outras coberturas que podem ser accionadas. Estas são as mais importantes. Veja a secção de Assistência em Viagem a Pessoas nas Condições Gerais

Espero que este artigo tenha sido útil e o ajude a conhecer melhor os seus direitos.

Pode acompanhar o nosso Blog no Facebook

Cordiais Saudações

Pedro Monteiro

Deixe um Comentário

38 Comentários.

  1. Sou cliente da Ok teleseguro ha mais de 10 anos antes de ir para Sevilha tive o cuidado de preguntar a referida companhia se teria direito as coberturas de assistencia que tenho em Portugal a reposta da operadora foi afirmativa que teria todos direitos ate por ter uma assistência Top a melhor que a operadora tem o único problema foi ter mesmo avariado em Sevilha nada funcionou . O reboque realmente veio o carro foi eu e a restante familia total de 5 ficamos no meio de Sevilha abandonados e la arranjei 2 táxis para o hotel como éramos 5 teve de ser 2 táxis . Passado 24 horas liguei para a assistencia para saber como iria para casa e passado umas horas la confirmaram taxi para casa quanto ao meu caro chega segundo a assistencia daqui a 10 úteis e carro de substituição nada ….esta companhia e aprovada pela Deco… A converça que tive antes de ir para Sevilha para confirmar se tinha os mesmos direitos fora de Portugal foi gravada já fiz a reclamação mas com a (Marta) Ok teleseguros e uma treta…Atenção senhores da Deco … 👿 👿 🙁 🙁

  2. Bom dia
    Ontem durante a viagem fiquei parado com avaria no motor do sistema antipoluição na A1 km 9. Tenho uma carrinha peugeot 307 que está na garantia. Foi contactado o stand que nos pediu para levar a carrinha á oficina que trabalha com eles. Contactei a seguradora que enviou o reboque e o taxi. Agora a minha questão é tenho direito a carro de substituição? E a quem pertence disponibilizar o seguro ou o stand? É que eu preciso da carrinha para trabalhar e sem transporte próprio é impossível.
    Obrigado

  3. Boa tarde. Alguém faz o favor de me informar de quantas vezes por ano posso solicitar a assistência em viagem. Há quem me diga que apenas duas vezes.

  4. Boa tarde, o meu carro avariou no Porto onde tem a morada do seguro tendo chegado à oficina sem pedir assistência em viagem. O mecânico diagnosticou junta queimada. Posso pedir assistência em viagem para onde estou a trabalhar nas Caldas da Rainha visto ter comprado o carro lá e o Sr. do Stand responsabilizou-se mas tenho que deslocar o carro para lá. Tenho assistência em viagem desde klm 0.
    Obrigado

  5. Olá, vou tentar explicar a minha situaçao e gostava de ter uma opnião sua. Ontem dia quinta feira dia 18, meu carro avariou tendo eu contactado assistencia em viagem.
    De imediato foi me disponiblixado o reboque pra levar o carro a uma oficina e disponibilizaram um carro de sustituiçao conforme o contrato.
    Hoje fui a oficina saber da situaçao e fui informado q o problema é a caixa de velocidade e por amanha ser fim de semana so na segunda feira começariam a reparaçao e sendo caixa de velocidade so na quarta feira estaria pronto e fizeram questao de enviar um email a seguradora a explicar a situaçao, ate aí tudo bem, pensei eu, tenho o carro de substituiçao e td bem. Engano meu!
    Passando umas horas recebo uma chamda da assistencia em viagem a dizer q terei q entregar o carro de substituiçao na segunda feira… mas como se o meu carro so estará pronto na quarta feira? eu trabalho e tenho q me deslocar todos dias de carro, segundo a explicaçao da assistencia em viagem é que ja estou a usufruir do carro de substituiçao sem o carro estar a reparar. Para mim se o carro esta imoblizado e o mecanico ate ja abriu o carro para valiar a situaçao em principio nao vejo pq tenho q devolver o carro de substituiçao 2 dias antes da data prevista para o meu carro estar pronto, so para citar, o atendimento ao cliente da assistencia em viagem deixa muito a desejar, a seguradora em questao é a Nseguros. Obrigado e aguardo uma opnião sua

    • Caro J Carlos

      Teria que ler as condições gerais do seguro auto da NSeguros para lhe dar uma resposta mais exacta.

      O único parecer que lhe posso dar é o seguinte:
      As seguradoras não se responsabilizam por falta de peças nas oficinas. A oficina e a seguradora acertam os dias de reparação: neste caso parece ser dois dias. Ficou com a viatura na sexta e usufrui na segunda até à hora igual à que levantou na quinta feira.

  6. Boa Noite.
    Peço desculpa pelo incómodo, mas gostaria de saber o seguinte.
    Quando um veículo avaria e é solicitado o reboque (assistência em viagem), o condutor do pronto-socorro é obrigado a diagnosticar e dizer para a companhia qual é a avaria que o veículo tem?? Em caso afirmativo, qual é a competência desse motorista em fazer um diagnóstico de avaria se ele apenas é motorista e não mecânico??????
    Agradeço e aguardo resposta.
    Cumprimentos

    • Caro João Gonçalves

      O condutor do pronto-socorre deve efectuar um diagnostico inicial.
      Penso que se deve recordar que alguns portugueses, há cerca de dois anos utilizaram a assistência em viagem para rebocarem as viaturas, que não estavam avariadas, até às respectivas residências.
      A partir dessa altura, os pronto-socorro passaram a ter que efectuar um pré-diagnostico.

  7. Boas;
    Como devo proceder no caso de acontecer alguma avaria no carro estando no estrangeiro no momento de ligar para a assistência em viagem? No caso de querer seguir caminho de regresso a casa (no próprio dia), poderei acompanhar o transporte no reboque ou a companhia dirige-me a uma transportadora? Haverá algumas palavras chave para dizer à assistência em viagem? obrigado

  8. Boa noite, sou gestor numa companhia de seguros, mais especificamente no departamento internacional assistencia em viagem , dito isto quero esclarecer :

    1-A assistencia em viagem cobre situações no estrangeiro ( pessoas e veiculo)

    2- a assistencia em viagem no estrangeiro tem limite temporal ( depende das companhias) normalmente 60 ou 90 dias após a saída de Portugal, após este período a cobertura fica suspensa até ao regresso a Portugal

    3- a cobertura de assistencia em viagem é sem dúvida a que tem melhor relação preço, custa em média 25 €

    4- o nº de coberturas é extenso, a titulo de exemplo e destacando as mais importantes

    pessoas : gastos médicos por acidente ou doença no estrangeiro com plafonds médios de 5000 euros

    veiculo : reboque ( sem qualquer limite de pedidos desde que seja para avarias ou acidentes distintos)

    transporte pessoas para morada da apólice ou distancia equivalente

    veiculo de substituição em caso de avaria ( max de 15 dias, divido em 3 períodos máximos de 5 dias por anuidade) caso a avaria ocorra em território nacional

    cobertura em caso de rebentamento de pneu ( 400 euros por anuidade)

    reboque ( apenas em territorio nacional) em caso de falta, troca de combustível , perca de chaves,furo no pneu( apenas para oficina ou bomba de combustível mais próxima tendo em conta que estamos a falar de situações normalmente não cobertas)

    hotel a aguardar a reparação em caso de se repara localmente

    custo de peças e mao de obra, caso seja possível reparar localmente pelo fornecedor em menos de uma hora

    indemnização em caso de demora de reboque superior a uma hora caso não exista nenhuma situação anómala e pela qual a companhia não seja responsável

    cobertura de consulta apoio psicológico em caso de acidente

    relativamente a questão de assistencia em viagem para revisão, também existe cobertura especifica que garante reboque e veiculo de substituição

    todas estas coberturas e muitas mais com excepção da ultima por uma míseros 25 euros, existem bons produtos, é procurar !

  9. Bom dia
    Gostaria de colocar uma questão relativa a assistência em viagem. Existe alguma possibilidade de ter viatura de subistituição quando deixo o veículo na oficina para fazer por exemplo a revisão, ou intervenções em que não tenha sido chamado o reboque?
    A informação que me deram foi de que só é atribuída viatura de substituiçao quando o meu carro ficar imobilizado, o que não é o caso. ~
    O que se passa é q cada vez que tenho que deixar o carro para fazer a revisão, fico sem forma de me deslocar, tendo que tirar um dia de trabalho para poder ir com o carro à revisão…
    Obrigada
    Cumpts

  10. Olá, não querendo abusar, será que me pode esclarecer esta dúvida: tenho um seguro auto com assistencia em viagem que sei que cobre apenas despesas até um determinado valor (muito baixo). Será possivel efectuar um adicional ao referido seguro para um periodo de 4 dias que sei que vou fazer uma viagem mais longa e a viatura é velha? A minha ideia era manter o seguro que tenho e durante esses 4 dias contratar uma assistencia em viagem independente desse seguro e que cobrisse a distancia que pretendo efectuar ?
    Grato pela atenção,
    Pedro

  11. Ola. tenho o meu carro avariado em franca.
    Tenho eu direito a assistencia estando a trabalhar
    em franca? Pretendo levar carro para portugal.
    Obrigado pela ajuda.

  12. Sr. Pedro Monteiro
    Há cerca de 1 semana fomos pela 1ª vez confrontados com a recusa de ajuda por parte da assistência em viagem da Seguro Direto. Apesar das 3 chamadas não acederam ao local onde a viatura se encontrava imobilizada devido á impossibilidade de mudar o pneu por calcinação da porca de segurança.Encontravamo-nos num cortejo fúnebre e durante mais de 40 minutos a situação esteve pendente esperando uma decisão da assist~emncia em viagem que acabou por remeter para a Brisa que por sua vez recusou ajuda. O carro foi em marcha lenta até á oficina de pneus mais próxima, cerca de 100 metros correndo o risco de danificar a jante. Até mesmo ali o pneu estava difícil de poder ser mudado.
    Neste momento a Seguro Direto sob pena de resolução do contrato, encontra-se a averiguar a situação tendo segundo nos comunicaram apresentado reclamação á Direcção da empresa com quem contratualizaram a assistência em viagem.Será que devemos formalizar qq outra coisa?
    Obrigada

    • Boa tarde Cristina Barros

      Só vendo a apolice que fez com a seguro directo. O problema, entre outros, de se fazer seguros com seguradoras telefónicas é o facto das coberturas de assistência em viagem não serem as mais adequadas. Só vendo a apólice: veja que tipo de assistência em viagem tem e de seguida leia nas condições gerais na secção de Assistência em viagem o que está coberto.

    • Mais do mesmo…

      Hoje aconteceu-me o mesmo que aconteceu à Cristina, isto é, apesar de ter o carro imobilizado devido a um furo e por ter partido o adaptador da porca de segurança não consegui tirar o carro do local.

      Ligo para a Seguro Directo e para minha surpresa eles referiram que a situação não se encontrava coberto pela assistência em viagem, porque só me deslocavam o carro em caso de sinistro e/ou avaria.

      Vou enviar um mail para lá a comunicar o meu desagrado, já não vou renovar os seguros que tenho com eles.

      Prefiro pagar algo mais, mas saber que posso contar com as pessoas.

      Cumps

  13. Exactamente (peço desculpa de só hoje ter respondido). Já o meu Pai dizia: havendo dinheiro há de tudo…
    Obrigado

  14. Tenho pessoas amigas que me dizem: pagas 300€ por ano? Eu pago muito menos e cobre tudo.

  15. Obrigado pela resposta.
    Tenho 3 veículos segurados na dita cuja companhia talvez desde 1990, contra 3ºs, quebra de vidros e a tal “assistência em viagem”. Desde 1972 que tenho viaturas e nunca troquei de combustível, mas às vezes acontece.
    Cumprimentos.

  16. Vou ter de escolher outra Companhia de seguros brevemente.

  17. E como tal pedi que enviassem um reboque para transportar a viatura de Cascais Shoping para Cova da Piedade. Paguei 90€ sem IVA. Há momentos telefonei para uma Empresa de reboques bem conhecida e disseram-me que pagaria entre 55 a 60€.
    Cumprimentos.

  18. É a Seguro Directo.

    Obrigado.

  19. Por engano no enchimento do depósito de combustível (em vez de gasóleo meter gasolina) a minha companhia de seguro não paga reboque (assistência em viagem) mesmo tendo este tipo de seguro.
    JJ

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML Tags e atributos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>