Close

As 2 principais diferenças entre Seguro Acidentes Pessoais e Seguro Acidentes de Trabalho

Muitas vezes já ouvi de empresários a expressão “tenho seguro de acidentes pessoais dos meus colaboradores”. Esta forma de o dizer está incorrecta.

Vou explicar as duas principais diferenças entre seguro de acidentes pessoais e seguro de acidentes de trabalho:

1º – O seguro de acidentes pessoais cobre danos corporais da pessoa segura ou das pessoas seguras, caso seja seguro de grupo, 24 horas por dia em todo o Mundo e acidentes no âmbito profissional e extra-profissional (fora do horário normal de trabalho); o seguro de Acidentes de trabalho cobre danos corporais desde que se sai de casa até ao local de trabalho e neste local ou onde exerça a sua actividade profissional.

2º – Enquanto que no seguro de Acidentes Pessoais há limites de capital (ver artigo sobre acidentes pessoais), no seguro de Acidentes de Trabalho a indemnização é paga com base no salário pago mais remunerações com carácter de permanência, desde que declarados à seguradora, assim como os cuidados médicos de forma a ficar como estava antes do acidente, sem limite. Caso seja declarada invalidez pelo Tribunal de Trabalho, a seguradora pagará uma pensão correspondente à % de invalidez sobre o salário auferido.

Oportunamente falarei sobre cuidados a ter no seguro de Acidentes de Trabalho.

Acompanhe o nosso Blog no Facebook

Participe e coloque as questões que entender.

Cordiais Saudações

Pedro Monteiro

4 thoughts on “As 2 principais diferenças entre Seguro Acidentes Pessoais e Seguro Acidentes de Trabalho

  1. Boa noite,

    Um trabalhador, sendo Profissional Independente (recibos verdes) ou Profissional Liberal, pode deixar de ter seguro de acidentes trabalho se tiver um seguro de acidentes pessoais?

    Qual é o Dl que relata estas obrigatoriedades?

    Desde já agradeço V/ disponibilidade!

    Com os melhores cumprimentos,
    Luís Lopes

    1. Caro Luis Lopes

      Os profissionais independentes têm que ter uma apolice de seguro de acidentes de trabalho independentes. O seguro de acidentes pessoais é facultativo.
      Pesquise no google o decreto lei respectivo porque não o tenho em mente.

  2. Bom dia Dr. Pedro.
    Fiz um seguro de Acd de Trabalho, sou trabalhador Independente. Os acidentes no percurso para trabalho estão cobertos, mesmo se o mesmo for com uma mota? Pois utilizo mota para ir trabalhar, e já fiz essa pergunta para o meu agente e ainda não obtive resposta e estou preocupado.
    Desculpa incomoda-lo.
    Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *