As 2 principais diferenças entre Seguro Acidentes Pessoais e Seguro Acidentes de Trabalho

Muitas vezes já ouvi de empresários a expressão “tenho seguro de acidentes pessoais dos meus colaboradores”. Esta forma de o dizer está incorrecta.

Vou explicar as duas principais diferenças entre seguro de acidentes pessoais e seguro de acidentes de trabalho:

1º – O seguro de acidentes pessoais cobre danos corporais da pessoa segura ou das pessoas seguras, caso seja seguro de grupo, 24 horas por dia em todo o Mundo e acidentes no âmbito profissional e extra-profissional (fora do horário normal de trabalho); o seguro de Acidentes de trabalho cobre danos corporais desde que se sai de casa até ao local de trabalho e neste local ou onde exerça a sua actividade profissional.

2º – Enquanto que no seguro de Acidentes Pessoais há limites de capital (ver artigo sobre acidentes pessoais), no seguro de Acidentes de Trabalho a indemnização é paga com base no salário pago mais remunerações com carácter de permanência, desde que declarados à seguradora, assim como os cuidados médicos de forma a ficar como estava antes do acidente, sem limite. Caso seja declarada invalidez pelo Tribunal de Trabalho, a seguradora pagará uma pensão correspondente à % de invalidez sobre o salário auferido.

Oportunamente falarei sobre cuidados a ter no seguro de Acidentes de Trabalho.

Acompanhe o nosso Blog no Facebook

Participe e coloque as questões que entender.

Cordiais Saudações

Pedro Monteiro

Deixe um Comentário

4 Comentários.

  1. Boa noite,

    Um trabalhador, sendo Profissional Independente (recibos verdes) ou Profissional Liberal, pode deixar de ter seguro de acidentes trabalho se tiver um seguro de acidentes pessoais?

    Qual é o Dl que relata estas obrigatoriedades?

    Desde já agradeço V/ disponibilidade!

    Com os melhores cumprimentos,
    Luís Lopes

    • Caro Luis Lopes

      Os profissionais independentes têm que ter uma apolice de seguro de acidentes de trabalho independentes. O seguro de acidentes pessoais é facultativo.
      Pesquise no google o decreto lei respectivo porque não o tenho em mente.

  2. Bom dia Dr. Pedro.
    Fiz um seguro de Acd de Trabalho, sou trabalhador Independente. Os acidentes no percurso para trabalho estão cobertos, mesmo se o mesmo for com uma mota? Pois utilizo mota para ir trabalhar, e já fiz essa pergunta para o meu agente e ainda não obtive resposta e estou preocupado.
    Desculpa incomoda-lo.
    Abraço

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML Tags e atributos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>